Retrospectiva 2024: Zubeldía supera crise e sustenta um São Paulo mais competitivo
MatériaMais Notícias
da 888: “2025 pode ser o nosso ano”. Foi dessa forma que o técnico do São Paulo Luis Zubeldía falou quando o Tricolor garantiu a vaga direta para a próxima edição da Copa Libertadores. E o horizonte positivo do treinador não chega à toa. Afinal, desde a sua chegada, a equipe foi estável no Brasileirão e bateu quartas de final tanto na competição continental e na Copa do Brasil. Apesar dos altos e baixos, a parceria entre técnico e time se mostrou sólida ao longo da temporada 2024.
continua após a publicidadeRelacionadasSão PauloMercado da Bola: São Paulo deve perder joia da base para rival brasileiroSão Paulo30/12/2024São PauloLuciano faz post nas redes sociais e cita futuro no São PauloSão Paulo30/12/2024São PauloAinda sem Wendell, São Paulo perde laterais e reposições se tornam urgênciaSão Paulo29/12/2024
da doce: ➡️ FPF detalha calendário do Paulistão 2025; veja datas e jogos
Ao chegar em abril, Zubeldía teve pouco tempo para dar a equipe sua cara e selecionar os atletas que mais se aproximavam do seu estilo de jogo, principalmente por não ter feito a montagem do elenco neste ano. Mesmo assim, iniciou sua trajetória com uma vitória importante fora de casa na Libertadores, o que abriu caminho para uma primeira fase sem sustos e com o primeiro lugar do grupo garantido.
A vitória na estreia não foi isolada. O treinador só perdeu sua primeira partida em seu 13º compromisso, diante do Cuiabá, pelo Brasileirão. Ao longo do ano, ainda sustentou sequências de invencibilidade ao longo da temporada.
continua após a publicidade
Outro saldo positivo conquistado na era Zubeldía foi a constância do time, que não amargou jejuns sem vencer na competição nacional e, ao enfrentar a fase mais difícil do ano quando foi eliminado em dois mata-matas em um período de 20 dias, deu resposta no Brasileiro e não deixou o ritmo cair. A 6ª posição foi confirmada algumas rodadas antes do fim do campeonato.
➡️ Veja como fica o meio-campo do São Paulo após as chegadas e saídas na janela
Apagões e derrotas
É claro que a temporada soma mais saldo positivo do que negativo, mas não há como deixar de citar o contexto das duas eliminações da Copa Do Brasil e do mata-mata. Contra o Atlético Mineiro, não aproveitou a vantagem do jogo em casa na ida e perdeu por 1 x 0 com pouco repertório dentro de campo. Na volta, jogo morno no ritmo do adversário e um empate sem gols que selou a queda na competição.
continua após a publicidade
Contra o Botafogo, na Libertadores, o time esteve mais próximo de garantir a vaga. Sofreu contra o alvinegro, principalmente no jogo de ida, mas o rumo poderia ter sido diferente se não fosse o pênalti desperdiçado por Lucas no MorumBis. Caiu nos pênaltis dentro de casa.
Gestão de elenco no São Paulo
O ano também apresentou desafios de gerenciamento do elenco ao treinador argentino. Zubeldía chegou em uma equipe com nomes de peso no elenco, a exemplo de Rafinha, Lucas, Luciano e Calleri, além James Rodríguez, nome que gerou polêmica ao longo de sua passagem pelo clube.
No fim da temporada, o técnico argentino precisou lidar com seu principal problema na escalação do time titular. A lateral esquerda é um setor carente do elenco e precisará ser reforçado pela diretoria nesta janela de transferências. Na reta final, o treinador precisou improvisar diante das lesões de Welington e Patryck Lanza e improvisou com mais de um nome no setor. Sabino, Liziero e Rafinha, deslocado do lado direito, ocuparam a posição para suprir.
Para o próximo ano, o clube ainda não tem substitutos à altura para as saídas de Welington, negociado com o Southampton, e Rafinha, que não estendeu o contrato e acertou com o Coritiba.
Por outro lado, o trabalho neste ano fica marcado por um baixo aproveitamento com atletas das divisões de base. O período foi vitorioso para o elenco sub-20, campeão da Copa do Brasil, mas o técnico argentino pouco aproveitou durante o calendário para introduzir novos nomes no elenco são-paulino, como Ryan Francisco e Lucas Ferreira. William Gomes, que já está incorporado à equipe principal, é mais um nome que foi cobrado pela torcida para ter mais oportunidades no onze inicial.
Tudo sobre
BrasileirãoFutebol NacionalSão Paulo